Roupas com manchas irreversíveis, tingidas, estragadas, camisetas desengonçadas e com cara de surradas etc.
Esta descrição lhe parece familiar? Não precisa se assombrar, acontece nas melhores famílias.
Por isso, um dia pensei: não é possível que estas máquinas de lavar tão modernas estraguem as roupas tanto assim.
Tomei uma decisão definitiva: somente eu cuidaria da roupa para lavar.
Para tanto defini uma série de regrinhas que parecem “bobas”, mas que facilitaram esta nova tarefa, uma vez que trabalho fora e só lavo as roupas antes de sair e à noite quando retorno do batente.
PRIMEIRAS DICAS:
ü O segredo para que as roupas não fiquem surradas é usar pouco sabão em pó. Se sempre tomamos banho e sempre lavamos as roupas, elas não ficam tão sujas assim que necessite uma lavagem muito intensa, este tipo de roupa é exceção.
ü Use o programa correto para cada tipo de roupa.
ü Não misture tipos diferentes de roupas.
ü Não coloque o máximo de roupas permitido na máquina de lavar; coloque um pouco a menos. As roupas lavam melhor quando a máquina não está muito cheia.
ü Organize as roupas na hora de pendurá-las no varal.
ü Se as cordas de pendurar ficam à sombra, coloque as roupas sempre do lado direito e não no avesso, assim economizará tempo na hora de recolhê-las.
ü Não deixe os pregadores no varal, guarde-os em cestinhos.
ü Recolha as roupas, dobrando-as e separando-as de forma organizada, já as preparando para passar.
LAVANDO A ROUPA
1.º ) Separe as roupas em 6 categorias:
– Toalhas de banho e rosto;
– roupas de cama;
– toalhas de cozinha;
– roupas de vestir;
– panos de chão.
– roupas jeans.
2.º) Primeiro lave as roupas de vestir e por último as roupas de cama e banho pois ocupam muito espaço no varal.
3.º) Separe as roupas de vestir em três partes:
– cores muito fortes (azul marinho, vermelho, etc.)
– cores claras
– brancas.
4.º) Coloque as roupas brancas de molho, enquanto lava as outras.
5.º) Escolha o programa certo, para cada tipo de roupa.
6.º) Quando a roupa terminar de bater retire-as de dentro da máquina pendurando-as imediatamente, pois senão ficarão muito amassadas. Dessa forma irá economizar energia na hora de passar.
7.º) Para economizar tempo retire todas as roupas da máquina de lavar e as coloque em um tacho de plástico. Encha novamente a máquina com as próximas roupas. Depois pendure as roupas que retirou da máquina. Assim, enquanto pendura a roupa, a máquina já está batendo a nova remessa de roupa.
8.º) Quando pegar uma roupa para pendurar, sacuda-as para desamassar. Esta simples ação irá fazer com que a roupa fique bem melhor na hora de passar.
9.º) Pendure as camisetas dobrando-as pela cava da manga, coloque o grampo de roupa nas pontinhas extremas da cava, assim o pregador não deixará marca visível na camiseta, e nem ela vai ficar com pontas na barra.
10.º) Pendure os lençóis sem esticá-los no varal, de forma que deixe o vento passar no meio deles para secar as roupas que estão nas outras cordas, além de economizar espaço.
RECOLHENDO A ROUPA
1.º) Ao retirar a roupa do varal, vá separando as que irão passar das demais.
2.º) Separe as roupas que não forem ser passadas em pilhas de forma que facilite na hora de guardar; dobre-as da mesma maneira que faz com as roupas passadas. Você verá como ficarão como se tivessem passadas.
3.º) Dobre as roupas que vão ser passadas separando-as em pilhas. Ex: junte todas as camisetas, todas as camisas masculinas, as saias, os vestidos, os shorts e assim por diante.
Roupas que não passo: Lençol de se cobrir, toalhas de rosto e de banho, calcinhas e cuecas, e, demais roupas que não necessitam normalmente de ferro. Há! também não passo roupas de ficar em casa.
Mas não duvide, do jeito que as penduro e dobro após estarem secas, nem parece que não foram passadas.
Hoje... Roupas limpas, cheirosas e sem manchas.