domingo, 1 de setembro de 2013

Natal

Natal

O Natal para mim tem uma única lembrança: FELICIDADE!!!

A família de minha mãe sempre foi muito unida e composta de muitos irmãos, com muitos filhos. Conseqüência – tinha primos de montão, o que era simplesmente maravilhoso, pois sempre tínhamos casa cheia, no Natal e no resto das férias.

Minha tia Rosa, que cozinhava maravilhosamente bem, fazia todas as comidas. Detalhe – não gostava de ajuda. Adorava quando ela terminava de assar o peru e podíamos passar o pão na gordurinha meio queimada que ficava na assadeira. Só de pensar já estou com água na boca.

Eu e minha mãe, que sempre foi muito criativa, cuidávamos da decoração. Montávamos a árvore e o presépio, que ficava muito bonito. Neste último, colocávamos graminha, palha na manjedoura e fazíamos até laguinho, uma maneira de abrasileirar nossa paisagem. Mamãe montava ainda uma linda palhoça, que iria abrigar o Menino Jesus.

Isto pode parecer apenas lembranças de uma infância que já passou. Sim, são lembranças, mas não passou. Pois, agora que todos os meus primos e também eu criamos um novo ramo dessa árvore chamada família, e que não passamos mais um Natal sequer juntos, eu, que trago esta lembrança tão alegre dentro de mim, faço desta data, um Natal ainda melhor com a minha família que formei.

Hoje, junto com meus filhos fazemos uma linda decoração. Em outubro eles já começam a perguntar: como faremos nesse Natal? Pensamos na toalha, nos guardanapos, nos pratos, nos enfeites de mesa, nas velas... E assim montamos uma árvore bem grande com muitos enfeites e muitas luzes. Ah! Eu ainda providencio os presentes, que não precisam ser caros, mas têm que ser bem embrulhados.

O pai também participa, ajudando a escolher o cardápio, valorizando cada enfeite, cada preparativo, providenciando os produtos natalinos para a ceia, fazendo as nossas vontades e comprando no dia 24 de dezembro os seus tão esperados presentes.


E assim, continuam os meus Natais sempre muito alegres. E espero que um dia os meus filhos possam também lembrar com felicidade desta data tão maravilhosa que é o Natal.


Dezembro/2007.

Nenhum comentário: